Série CXP ganha novas integrantes: Märzen, Schwarzbier e Rauchbier!

Por Mateus Vidigal


A fim de comemorar a Oktoberfest, a maior celebração cervejeira do mundo, nós, da Cruls Cervejaria, diretamente de Santa Maria/DF, lançamos três novas cervejas da série experimental CXP: deem as boas-vindas para a CXP10 Märzen Oktoberfest, a CXP11 Schwarzbier e a CXP12 Rauchbier, três cervejas de estilos da escola cervejeira alemã.


Os três rótulos são de estilos inéditos para nós e são da família cervejeira Lager. Até então, na série experimental CXP, que é o laboratório de testes da Cruls, só haviam sido feitas cervejas da família Ale. As diferenças entre Lager e Ale já foram tópico de outro texto do Blog, dê uma olhada depois. Marcos de Paula, nosso gerente de inovação e qualidade, explica a tomada de decisão por trás desses lançamentos.

Essa guinada para o universo das Lager já vem acontecendo há algum tempo. Por aqui, aproveitamos a temática da Oktoberfest para colocar em prática alguns planos de anos anteriores. De um modo geral, cervejas do tipo Lager exigem mais tempo de maturação e precisávamos de mais tempo para planejar essas produções de forma adequada.

Até aqui, a CXP foi composta pelos seguintes rótulos: CXP01 Belgian IPA, CXP02 New England IPA Citra & Sabro, CXP03 American Imperial Stout, CXP03.1 American Imperial Stout Rum & Carvalho Francês, CXP04 West Coast IPA, CXP05 Witbier, CXP06 Tropical & Dank IPA, CXP07 Saison com Limão Cravo, CXP08 American Amber Ale e CXP09 Catharina Sour Maracujá.


Desde janeiro de 2022, não ocorreram mais lançamentos na série experimental... Até agora!


Com todos os lançamentos que tivemos na linha Cosmos, na linha de cervejas sazonais, colaborativas e outros projetos, a CXP acabou passando por um hiato de produção. Para compensar isso de alguma forma, resolvemos lançar três rótulos de uma só vez.

Ele comenta que a decisão por esses estilos em especial partiu da ideia da celebração da Oktoberfest, mas também de exprimir desejos antigos de explorar categorias de cervejas com diversidade na composição de maltes e com perfis limpos de fermentação.

Optamos por fazer uma Märzen, que é o estilo mais clássico da Oktoberfest, e depois veio a ideia também uma Rauchbier, categoria de cervejas que é em si um pedaço da história de todo processo de malteação e que é muito amplo no seu leque de possibilidades. Nossa Rauchbier foi pensada para atingir um gama mais ampla de público, sem pesar tanto a mão nos maltes defumados, assinatura do estilo, com ótimo equilíbrio entre as notas de defumação e certo toque de dulçor. Sobre a Schwarzbier, optamos por um tipo de cerveja mais escura, então escolhemos esse estilo que não é facilmente encontrado. Fizemos especificamente uma versão de uma região da Alemanha chamada Turíngia, na qual a cerveja tem um perfil mais torrado e mais seco. Com esses três lançamentos, contemplamos uma gama bastante de rica de perfis sensoriais de estilos com protagonismo dos maltes.

Quando questionado a respeito de certa ressalva do público cervejeiro em geral quando o assunto é Lager, Marcos explica que é preciso estimular um processo de reeducação a fim de demonstrar os mais variados estilos e perfis sensoriais que podem ser atingidos nesse universo.

Acho que muito desse preconceito ainda é resquício das experiências com as Lager de massa, provocando uma noção equivocada de que Lager é cerveja de baixa qualidade. Partindo dessa premissa errada, as pessoas tendem a refutar todo um universo de cervejas baseadas nas experiências que correspondem a dois, no máximo três estilos dentre dezenas de possibilidades dessa família cervejeira. Lager é um universo enorme que compreende cervejas das mais leves e refrescantes às mais encorpadas e complexas. Felizmente, hoje em dia, temos cervejarias no Brasil que se dedicam a esse universo e, trabalhando diariamente, acredito que será possível fazer uma reeducação nesse sentido.

As três novas cervejas da série experimental CXP já estão disponíveis em lata no nosso site e em lata e chope no Cruls Boteco (comercial da 413 Norte, Brasília/DF). Todas elas também já estão devidamente cadastradas lá no Untappd, então não deixe de nos avaliar por lá!


***


Por hoje é só!


Digam lá, qual assunto gostariam de ver sendo abordado aqui no Blog?


Deixem seus comentários aqui no texto ou nas nossas redes sociais!


Tchau!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo