Chegou a Solarius, sua Juicy IPA do dia a dia!

Por Mateus Vidigal

A Cruls Cervejaria (DF) lança nesta quinta-feira (14/7) a Solarius, projeto que consolida uma Juicy IPA de produção constante no portfólio da marca. Na receita, leva lúpulos de lotes exclusivos de fazendas produtoras dessa matéria-prima nos Estados Unidos.


O nome da cerveja, Solarius, faz referência ao monumento homônimo localizado na saída sul do Distrito Federal, próximo à fábrica da cervejaria, popularmente conhecido como Chifrudo.


Também chamado de Pioneiros Candango, o monumento foi criado e esculpido pelo artista francês Ange Falchi e dado de presente pelo governo francês ao brasileiro em 1967 como homenagem e símbolo do movimento migratório de trabalhadores de todo país para a construção de Brasília.


Pedro Capozzi, gerente de operações e sócio proprietário da Cruls, conta que essa cerveja surgiu a partir da percepção de uma demanda de mercado por uma Juicy IPA de disponibilidade constante.

A Solarius é a consolidação de um projeto. Durante a pandemia, começamos a fazer nossas primeiras cervejas desse estilo, culminando com o lançamento da Cosmos, linha totalmente dedicada ao universo das IPAs. Só que na Cosmos produzimos apenas um único lote de cada cerveja. Nesse sentido, enxergamos uma lacuna de apresentar uma Juicy IPA que esteja sempre em estoque.

Na receita, o novo rótulo da Cruls recebeu 3 variedades de lúpulos: Strata, Centennial e Columbus. No caso do Strata, a cervejaria teve acesso a diferentes lotes dessa variedade vindos diretamente da Indie Hops, empresa especializada no processamento e desenvolvimento desse insumo cuja sede fica em Portland, no estado do Oregon, nos EUA.


A escolha desses lotes exclusivos é denominada brewer’s cut, algo que poderia ser traduzido livremente como a versão/escolha do cervejeiro. O lúpulo é uma das matérias-primas básicas da cerveja e é responsável por fornecer aromas, sabores (em especial, amargor) ao conjunto.


Marcos de Paula, gerente de inovação e qualidade da cervejaria, comenta que as origens da Solarius remetem a outra cerveja da Cruls: CXP06 Tropical & Dank IPA, um dos maiores sucessos da linha de cervejas experimentais CXP.

A CXP06 foi uma mudança de chave para nós em termos de execução de receita de IPAs. Com a Solarius, estamos trabalhando com lotes específicos do lúpulo Strata e, partindo dessa escolha, desenhamos a receita e vamos tecer ajustes a cada lote, da mesma forma que fazemos com todo nosso portfólio.

O rótulo da Solarius

Carolina Camargo, designer e ilustradora da Cruls, explica que a ilustração do rótulo foi inspirada em um ambiente típico do cerrado, com referências diretas ao local onde a fábrica da cervejaria é instalada.

O rótulo da Solarius traz a ideia de um dia ensolarado de verão do Cerrado, com palmeiras, buritis, caliandras e a cachoeira do rio Saia Velha ilustrada ao fundo. Esse rio [que consta nos relatórios da Missão Cruls] passa muito próximo ao terreno da nossa cervejaria e serviu de ideia para a ilustração.

A Solarius será lançada às 12h desta quinta-feira (14/7) no site da Cruls e, a partir das 16h desse mesmo dia, estará disponível em lata e em chope no bar oficial da marca, o Cruls Boteco.


Serviço

Solarius, disponível em chope e lata 473ml, lançamento nesta quinta-feira (14/7)

A partir de 12h, disponível em lata no site da Cruls; a partir de 16h, disponível em chope e lata no Cruls Boteco (CLN 413, bloco D, loja 15 – Asa Norte, Brasília/DF)

Horário do Boteco: aberto terça, das 16h às 23h, e de quarta a sábado, das 16h às 00h


Descrição

Solarius – Juicy IPA – 7% ABV – 41 IBU (unidade de amargor)

SOLARIUS é algo que pertence ao sol. Um símbolo em homenagem à classe trabalhadora que construiu a capital do país, marco na saída sul da Brasília. É parte de Santa Maria, Distrito Federal. Solarius é também sinal de que a Cruls está no horizonte. É a nossa Juicy IPA do dia a dia. Um novo capítulo da história da nossa cervejaria. Sua, minha, nossa cervejaria. SOLARIUS é uma Juicy IPA de conjunto bem estruturado e equilibrado, dominado por características de frutas tropicais e cítricas, com aromas e sabores em ótima intensidade, produzida com os lúpulos Strata, Centennial e Columbus. É cerveja viva, não pasteurizada, feita perto de você, para você.


A Solarius já está no Untappd, então não deixe de nos avaliar quando beber!


Ficou alguma dúvida? Querem fazer alguma pergunta específica a respeito dessa ou de outra das nossas cervejas? Qual assunto gostariam de ver sendo abordado aqui no Blog?


Deixem seus comentários aqui no texto ou nas nossas redes sociais!


Tchau!






23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo