Chegou a Vórtex, nova Juicy IPA da Cosmos!

Por Mateus Vidigal

Já está disponível o mais novo rótulo da série Cosmos, nossa linha dedicada exclusivamente ao universo das IPAs: Vórtex, uma Juicy IPA incrível, cuja ilustração da lata é assinada pelo também incrível Ge Lima. Nesta série de cervejas, as produções são limitadas, feitas em lotes únicos e as ilustrações dos rótulos são assinadas por artistas locais.


A Vórtex é uma Juicy/Hazy IPA, subcategoria mais popularmente conhecida pela nomenclatura New England IPA em razão do local de origem dessa variedade. Entre as características mais notáveis desse subestilo das IPAs, estão a intensidade aromática, a aparência turva e o amargor mais moderado que em outras vertentes.

Na receita, esse nossa nova cerveja 5 variedades de lúpulos em diferentes formatos, sendo um sul-africano e quatro estadunidenses, respectivamente: Southern Passion, Zappa, Tahoma, Idaho Gem (Hop Hash) e Mosaic (T90 e Lupomax). Para quem não sabe, o lúpulo é uma das matérias-primas básicas da cerveja e é responsável por fornecer aromas, sabores (em especial, amargor) ao conjunto.


Marcos de Paula, nosso gerente de inovação e qualidade da cervejaria, o cara por trás das receitas da Cruls, contou que, mesmo considerando que as cervejas da Cosmos sejam exclusivamente da categoria das IPAs, as possibilidades de criação de receitas são infinitas:

Cada vez mais, temos tido a oportunidade de nos aprofundar nos estudos. No caso da Cosmos, principalmente, naqueles que dizem respeito aos lúpulos, grande destaque desse tipo de cerveja. Temos cada vez mais acesso a variedades diferentes de lúpulos, com novos formatos, novas formas de extração dessa matéria-prima, novas técnicas dentro do próprio processo cervejeiro... Tudo isso amplia bastante o horizonte de possibilidades de desenvolvimento de receitas para a Cosmos.

Ainda sobre esse assunto, o Marcos acredita que já houve um momento do mercado nacional no qual existia muita similaridade sensorial entre os exemplares de cervejas da categoria das Juicy/Hazy IPAs, mas que, há alguns anos, o cenário brasileiro mudou positivamente.

Um exemplo prático: entre as quatro cervejas lançadas até aqui na Cosmos, estamos na terceira receita dentro desse espectro Juicy/Hazy IPA... e são produtos completamente diferentes entre si. Tivemos uma cerveja mais leve, outra intermediária, uma mais encorpada, as três com perfis distintos de lupulagem e com diferentes intensidades alcoólicas. Em cada uma delas, usamos técnicas diferentes da aplicação de lúpulos, em momentos distintos do processo cervejeiro... Tudo isso muda bastante o sensorial de cada uma das cervejas. Acredito que temos tido sucesso em alcançar produtos com características particulares.

Arte nos rótulos da Cosmos

As ilustrações das latas da série Cosmos são criadas por artistas locais. Depois dos dois primeiros rótulos (Origem e Elipse) terem sido elaboradas pelo artista plástico Taiom, a série chegou ao segundo ciclo, desta vez com artes do designer gráfico e ilustrador Ge Lima, responsável pelas artes da Gênese (foto acima) e da Vórtex, terceiro e quarto rótulos da linha, respectivamente.


Formado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, Ge teve passagem também pelo curso de Design Gráfico pela Universidad Nacional de Colombia, e seu trabalho é atravessado pela mistura de texturas e cores vibrantes, sempre inspirado pela diversidade latino-americana.


A Vórtex já está disponível em lata no nosso site. Se quiser saber mais sobre o mundo das IPAs e como escolher a melhor para a ocasião, sugiro este texto do Blog.

Descrição da cerveja

Cosmos Vórtex – Juicy IPA – 6,4% ABV – 64 IBU (unidade de amargor)

VÓRTEX é o quarto rótulo da COSMOS. Trata-se de uma Juicy IPA feita com os lúpulos Southern Passion, Zappa, Tahoma, Idaho Gem (Hop Hash) e Mosaic (T90 e Lupomax). COSMOS é o universo em toda sua complexidade. É o conhecido e o desconhecido. Esta série de cervejas é o nosso mergulho no universo das IPAs em busca de resultados ainda não alcançados. Astrônomo, Louis Ferdinand Cruls, cientista líder da Missão Cruls, tinha o universo como objeto de estudo. O nosso objeto de estudo é a cerveja. Esta é a COSMOS.


***


Por hoje é só!


Ficou alguma dúvida? Querem fazer alguma pergunta específica a respeito dessa ou de outra das nossas cervejas? Qual assunto gostariam de ver sendo abordado aqui no Blog? Deixem seus comentários aqui no texto ou nas nossas redes sociais!


Tchau!

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo